quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Volkswagen e os Sete Golfs: Uma Breve História de um Ícone velho de 38 anos


Se existe um carro que pode ser comparado com o Porsche 911 para usando a mesma receita de cerca de quatro décadas, é o Volkswagen Golf .
De certa forma, isso é irônico já que o 911 foi ridicularizado por seus detratores como "Beetle elegante", enquanto recentemente, a VW Group, que tem uma longa história com a Porsche, adquiriu o Stuttgart fabricante de carros esportivos.
Não se podia imaginar dois carros mais diferente do que o outro, como é um carro de 2 + 2 esportivo com tração retaguarda ou all-wheel e motores apartamento-seis sai atrás do eixo traseiro, enquanto o outro é um hatchback compacto do mercado de massa com o motor na frente dirigindo o frontal ou todas as quatro rodas.

No entanto, apesar das mudanças que vêm com cada geração, os dois modelos têm uma coisa em comum: eles adotaram o caminho da evolução cuidado, não a revolução, definindo seus respectivos segmentos e ser a escolha dos compradores padrão eo padrão contra o qual todos os recém-chegados são medidos.
Mesmo que VW nunca oficialmente numerados cada geração, jornalistas especializados eo público começou, em algum momento, referindo-se Golfs como Mk1, 2, etc Com 29,13 milhões de unidades vendidas até o final de julho deste ano, a montadora com sede em Wolfsburg finalmente aceitou o sistema de numeração "oficialmente" apenas logo após o lançamento da sétima geração .
O que se segue é um breve recontagem da história do Golf, que abrange a maior parte de quatro décadas.

Golf Mk1 (A1 / Typ 17, 1974-1983)

Levou um tempo muito longo para VW lançar um substituto para o Fusca arcaico que remonta à Segunda Guerra Mundial. Quando o fez, ele utilizou a experiência da Auto Union, com seus carros de tracção dianteira Audi e contratou o famoso estilista italiano Giorgio Giugiaro para o estilo do carro.
O final resultou foi um projeto mas espaçoso, simples e compacta. O carro foi nomeado Golf na maioria dos mercados, Coelho em os EUA e Caribe, no México e começou a rolar para fora da linha de montagem em março de 1974.
Ele provou ser um sucesso estrondoso vender um milhão de unidades até outubro de 1976 Este foi também o ano em que a VW deu à luz o que é comumente conhecido como a categoria GTI com o primeiro de sempre, de 1.6 litros 108Cv (110PS) Golf GTI ( mesmo que o Renault 5 Alpine precedeu, não ganhou o mesmo status).
Sendo vendidos em todos os continentes em todo o mundo, o Golf MK1 e seus vários filhos como o sedã Jetta eo Cabriolet, acumulou em 6,72 milhões de vendas.

Golf Mk2 (A2 / Typ 19E, 1983-1991)

Projetando um sucessor para o Fusca mais vendido era difícil o suficiente. Substituindo o muito bem sucedido Golf Mk1 provou ser um grande desafio também. VW principalmente manteve a forma do original, mas decidiu fazer a segunda geração significativamente maior.
O novo Golf foi de 170 mm mais longo e 55 mm mais largo que o original, enquanto a sua distância entre eixos foi alongado em 75 mm ea vias dianteira e traseira foram alargadas em 23 e 50 mm, respectivamente.
A MK2 introduz muitas características na classe dos compactos, como o catalisador regulado em 1984, ABS em 1986 e no mesmo ano, direção hidráulica e tração nas quatro rodas.
O motor GTI cresceu para 1,8 litros e foi oferecido em guarnições de quatro e 16 válvulas, com o primeiro a ganhar um supercharger para a 158HP (160PS) Edição G60. VW também revelou protótipos totalmente elétricos e híbridos, já em 1989, um ano antes, as vendas totais do Golf desde 1974 quebrou a barreira de 10 milhões de unidades com o Mk2 vender 6.410.000 unidades ao longo de sua vida.

Golf Mk3 (A3 / Typ 1H, 1991-1997)

Em agosto de 1991, a VW apresentou a terceira geração de seu modelo do segmento C, venerável. O Golf Mk3 tinha carroceria mais arredondada e apesar da manutenção de distância entre eixos do Mk2, cresceu ligeiramente de tamanho, passando a 4,0 m de interrogação (4,074 milímetro).
Capacidade do motor do GTI também cresceu para 2,0 litros. A versão 8 válvulas foi mal recebido, devido à sua produção abaixo do esperado de apenas 113HP (115 cv), embora a versão 148HP (150 cv) 16v que se seguiu ea de ângulo estreito, 2,8 e 2,9-litro variantes VR6 abordou esta questão.
VW a certeza que o Mk3 teve seu quinhão de novidades, como airbags laterais, motores diesel de injecção directa, ABS padrão e uma versão de propriedade (Variant).
Ela também gerou um novo Cabriolet, que curiosamente, seguiu em frente até 2002, quando foi substituído pela versão soft-top do New Beetle.
A quarta geração do Golf também ganhou o Carro Europeu do Ano em 1992 e, depois de seis anos de produção, vendeu 4,96 milhões de unidades.

Golf Mk4 (A4 / Typ 1J, 1997-2003)

Após a terceira geração decepcionante, o Golf recebeu uma reforma com cabeça da empresa de design de Harmut Warkuss definir o tema para todas as versões que se seguiram.
Dimensões cresceu mais uma vez, com o comprimento a ser esticado para quase 4,2 m, enquanto a sua plataforma também impulsionou o Audi A3, Seat Leon e Skoda Octavia entre outros carros.
O destaque do modelo de quarta geração, porém, foi a qualidade do seu interior, que era igual ou, em alguns casos, até melhor do que os carros maiores e mais caros.
O Mk4 foi o primeiro a ostentar um Golf totalmente galvanizados faróis carroçaria, navegação por satélite e xenônio. A Haldex sistema de tração nas quatro rodas disponíveis, que acabou com o diferencial central foi adotado pela maioria dos fabricantes e ainda é usado em cruzamentos hoje.
A quarta geração também introduziu controle eletrônico de estabilidade, airbags de janela, os motores a gasolina de injecção directa, uma caixa de seis velocidades manual e caixa de velocidades first-ever de dupla embreagem (DSG), no topo de gama R32. O GTI foi alimentado por um 20 válvulas motor turbo de 1.8 litros.
Depois de 4.920.000 vendas, foi aposentado e substituído pelo ...

Golf Mk5 (A5 / Typ 1K, 2003-2009)

Com o modelo de quinta geração, VW partiu para corrigir características de condução do carro que, por esse ponto, ficou muito aquém do líder da classe Ford Focus.
A nova plataforma PQ35 foi de 35 por cento mais rígida do que antes e talvez mais importante, o eixo traseiro com barra de torção foi substituída por uma suspensão multilink, trazendo-o até à data com a concorrência.
O Mk5 contou com o primeiro motor turbo de injeção direta na 197hp (200PS) de 2.0 litros GTI e primeira produção em massa do mundo twincharged motores, que combinou um compressor para baixo torque final e um turbocompressor de potência máxima. Os faróis bi-xénon, sensores de chuva, teto solar panorâmico deslizante, bem como uma nova caixa de velocidades DSG de sete velocidades também foram lançadas a este modelo.
O MPV compacto Golf Plus foi adicionado à gama, que até o final de 2009, vendeu mais de 3,27 milhões de unidades.

Golf Mk6 (A6 / Typ 5K, 2008-2012)

Fazendo a sua estreia em 2008 no Paris Motor Show, a sexta geração do Golf que ganhou o Carro Europeu do Ano 2009 foi praticamente um modelo de quinta geração reestilizado por Walter da Silva.
VW redesenhou o interior para enfrentar as críticas de que a qualidade percebida do Mk5 caiu em comparação com o Mk4, enquanto a carroceria soldada a laser, recebeu o primeiro Euro NCAP cinco estrelas classificação crash test.
Este era para ser o Golf de vida mais curta até o momento, uma vez que foi substituído depois de apenas quatro anos em produção.
Sob o capô, a gama de motores a gasolina de injecção directa aumentaram em número, as unidades turbodiesel mudou para a injeção common rail mais eficiente e o Golf BlueMotion alcançado as emissões de CO2 de apenas 99 g / km.
Novos recursos incluíram uma parada de auto / sistema, recuperação de energia de frenagem começar, eletrônico controle dinâmico de chassi (DCC) suspensão, ajuda estacionamento e começo de colina ajuda sistemas, encurralando faróis e lanternas de LED.

Golf Mk7 (2012-)

Na terça-feira à noite, a Volkswagen lançou a sétima geração da sua série Golf em Berlim antes do carro estreia mundial no Salão Automóvel de Paris em 27 de setembro Ele estará à venda na Europa em novembro deste ano, com o resto do mundo a seguir no próximo ano .
Entre outros destaques, são marca nova plataforma e motor gama MQB do Golf, que inclui um 1.4 litros motor a gasolina TSI com um sistema de desativação de cilindros, eo design leve que raspa até 100 kg / 220 kg mais leve em relação ao modelo de saída, mesmo que cresceu em tamanho.
O novo Golf também apresenta vários recursos novos, como o XDS bloqueio electrónico do diferencial de série em todos os modelos (encontrados na geração anterior do Golf GTI), um sistema de travagem Multi-colisão, ajuda estacionamento e touchscreen infotainment sistemas automáticos.
Para uma cobertura mais abrangente, juntamente com uma enxurrada de fotos e vídeos do Golf MK7, confira nosso post anterior aqui .
Por Andrew Tsaousis

fonte:http://www.carscoops.com/2012/09/volkswagen-and-seven-golfs-brief.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário